Excesso de peso em cães e gatos

O excesso de peso em animais de estimação

O excesso de peso nos nossos animais de estimação é um problema que tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo hoje em dia considerada uma condição nutricional até bastante comum. Como poderás imaginar, o impacto que isto provoca na vida deles é bastante negativo e, sem dúvida alguma, merecedor da tua total atenção enquanto dona.

Para começar, deves ter em conta que a obesidade é definida como a acumulação de gordura no corpo que resulta do consumo inadequado de energia e proteína levando a um balanço energético positivo.

Mas, como saber se o teu cão ou gato tem peso a mais?

A melhor opção seria usando um método preventivo, isto é, pesar o teu pet regularmente e assim saber quando se verifica um aumento de peso ou não. No entanto, se não tens levado este controle o médico veterinário será a solução para indicar-te qual é o peso ideal do teu patudo e a partir daí tirar as devidas conclusões.

Uma outra opção fácil e simples que podes até ver em casa é tentar sentir as suas costelas através do pelo e do seu tecido corporal… Se conseguires sentir as costelas mas não forem proeminentes o teu pet tem um peso saudável. Se não as conseguires sentir ou encontrar tens ai uma confirmação em como ele tem excesso de peso.

O seu comportamento também te poderá ajudar a perceber como se encontra, por exemplo se o levares a passear e ficar logo muito cansado, sem fôlego, sendo necessário até parar para breves descansos consegues obter vários indicativos de que o seu peso não é o ideal ou o mais confortável nesse momento.

Quais são as possíveis causas do aumento de peso do teu companheiro?

Existem duas causas principais para o excesso de peso do teu animal de estimação, estas são:

  • Alimentação inadequada e em quantidades erróneas
  • Pouco exercício físico

No momento de escolher a ração para o teu pet deves ter em consideração o nível de atividade do mesmo, a sua raça e até se é castrado ou não. Também é importante controlar e medir muito bem a quantidade diária, hoje em dia existem vários acessórios que te podem ajudar facilmente com esta tarefa, a colher de medição é apenas um exemplo.

Relativamente ao exercício físico também dependerá de vários fatores inclusive da rotina familiar! Bem sabemos que nem sempre é fácil gerir todas as tarefas diárias mas deves sempre garantir pelo menos uma boa caminhada por dia e se o teu cão for de porte grande o ideal seriam duas. Por outro lado, se o teu fiel amigo for um gato, a forma mais prática e eficaz para o pôr a mexer é através de brinquedos! Deixamos aqui algumas sugestões que sabemos que cumprem a sua função: Peixe interativo, bola robô

Reforçamos que a avaliação personalizada de um profissional  é fundamental porque as causas do excesso de peso do teu pet podem não ser as mencionadas em cima e é importante descartar bem esta situação. Isto leva-nos ao ponto seguinte…

Doenças causadas e/ou agravadas pelo excesso de peso do teu animal de estimação

🩺Diabetes: o efeito inflamatório provocado pela obesidade causa alterações moleculares significativas. Estas, prejudicam o metabolismo da glicose e causam resistência à insulina.

🩺Doenças Cardíacas: ter gordura acumulada exige um maior volume sanguíneo o que faz com que o coração precise de trabalhar mais para bombear o liquido extra levando a uma insuficiência cardíaca.

🩺Doenças respiratórias: a gordura acumulada pode ser bastante perigosa para algumas raças (braquicefálicas por exemplo) ou para pets com certos problemas já existentes uma vez que a mesma se pode instalar em regiões que dificultem a respiração.

🩺Doenças Ortopédicas: a obesidade provoca uma sobrecarga nas articulações dando lugar a deformidades anatômicas e deteriorando a qualidade de vida de animais com problemas ortopédicos como a displasia coxofemoral.

Como podes comprovar, o excesso de peso do teu fiel amigo não deve ser levado de animo leve e deve ser um aspeto a controlar durante toda a sua vida de forma a prevenir situações futuras… no entanto, se infelizmente o teu peludo já te, excesso de peso então o última secção é para ti!

Como ajudar o meu pet a emagrecer e a recuperar o seu peso ideal?

Se o teu fiel amigo já tem excesso de peso deixamos-te aqui algumas dicas que podes pôr em prática para reverter esta situação:

💪 Consultar o veterinário por forma a descartar alguma situação mais grave ou causa que tenha dado no aumento de peso do teu pet

💪 Fazer um plano de alimentação correto e adequado para o teu patudo

💪 Estabelecer uma rotina de refeições e frequência das mesmas que possam ajudar o teu pet a processar melhor a comida

💪 Evitar o excesso de biscoitos de pouca qualidade nutricional

💪 Fazer um plano de atividade física tendo em conta a situação do teu pequeno

 

A boa noticia é que o excesso de peso é uma situação reversível portanto mantém a calma, foca-te na informação importante, fica atenta a todos os sinais e segue os passos e recomendações de um profissional de confiança.

Vais ver que tudo acaba por correr bem e que em algumas semanas voltas a ter o teu patudo saudável e feliz! 🤞

Boa sorte 🍀

Partilhar este produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

Iniciar sessão

Criar uma Conta